Você dorme bem?

Você ronca ou tem alguém ronca muito alto do seu lado e não te deixa dormir?

Você tem insônia?

Saiba que dormir bem é essencial para termos uma boa saúde e também faz bem para nossa imunidade.

Hoje em dia se fala muito de IMUNIDADE e sua importância, assim como fatores de risco para inclusão ou não de pessoas no grupo de risco, mas esta questão a respeito do sono reparador, é um tanto negligenciada!

Por isso hoje nossa matéria é a respeito do sono.
Mas o que o sono tem a ver com a Odontologia?
Nos acompanhe até o final e você vai descobrir!

COMO É A FISIOLOGIA DO SONO HUMANO?

O nosso sono é formado por fases. A primeira fase seria o Sono NÃO REM (NREM), composto de 3 estágios sendo os dois primeiros de sono leve e o terceiro sono profundo (fase esta que tem importante papel na recuperação física, produção e renovação bioquímica e também na regulação do apetite, etc.). A segunda fase SONO REM tem um papel importante na parte psíquica, influenciando entre outros aspectos na memória, aprendizagem, humor, recuperação psíquica e autocontrole.

As duas fases NREM + REM juntas levam cerca de 90 minutos. E em uma noite de sono podemos ter de 3 a 6 ciclos.

 

COMO O SONO INFLUENCIA NA NOSSA IMUNIDADE?

Se passarmos por privação da fase REM teremos uma diminuição na produção de Iga, que é um mecanismo inicial (“o pelotão de frente”) de proteção contra patógenos presentes nas mucosas. Isto justificaria uma maior suscetibilidade a doenças como GRIPES E OUTRAS INFECÇÕES diante de privação de sono ou má qualidade do mesmo.

Assim podemos concluir que a baixa qualidade do sono gera diminuição e enfraquecimento do sistema imunológico e isso pode ser, pelo menos parcialmente, a razão de outros patologias começarem a ser associados com este problema.

OUTRAS QUESTÕES DE SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DO SONO

A população mais velha tem, em média, maior índice de distúrbios do sono, seja por diminuição na quantidade de horas (insônia) ou de distúrbios que afetam a sua qualidade, causando micro despertares como: dores crônica, bruxismo e apneia. Mas outras pessoas sejam crianças, adolescentes, adultos jovens, etc, também podem apresentar este tipo de problema.

A PRIVAÇÃO DO SONO prolongada eleva o risco de problemas e desordens mentais e intelectuais, doenças e problemas cardiovasculares e às queixas relacionadas a dores crônicas são muito mais frequentes.

A deficiência do SONO conduz também a aumento e manutenção de dores, devido a liberação de citocinas pré inflamatórias e à diminuição do limiar de dor e, especula-se atualmente que SONO, DOR E DEPRESSÃO compartilhem os mesmos mecanismos fisiológicos.

A produção de hormônios e neurotransmissores como por exemplo o GH (hormônio do crescimento) e a serotonina (que atua em quadros de depressão e ansiedade) ocorre em fases mais profundas do sono.

COMO POSSO SABER SE DURMO BEM?

Como a polissonografia é um exame caro para quem não tem convênio e como é um exame executado fora do nosso ambiente normal de descanso, podendo levar a dificuldade de dormir de forma rotineira durante a execução do mesmo, sugiro a avalição de alguns aspectos; podemos perguntar se a pessoa acorda se sentindo disposta e bem humorada ou se acorda frequentemente cansada, se sente necessidade de tomar estimulantes como café com frequência durante o dia, se sente sono ou fadiga durante as atividades diárias.

Quem dorme bem geralmente percebe um sono contínuo durante a noite e se sente disposto e em estado de atenção durante o dia.

Pessoas que sentem dificuldade para começar a dormir ou que durante a noite tem dificuldade de manter o sono, que acordam cansadas, tem pesadelos, independentemente do tempo que descansam a noite apresentam má qualidade do sono.

QUAL É O PAPEL E INFUÊNCIA DA ODONTOLOGIA NO SONO?

São inúmeras as relações entre Odontologia e o SONO. Desde as mais simples relações como problemas e dores dentais e gengivais causando dificuldade de dormir, ou seja, dores agudas que assim que tratadas pode melhorar o sono, até problemas como Dor e Disfunções Temporo Mandibulares que podem tanto ser exacerbadas por má qualidade do SONO quanto pioradas pelo sono não reparador.

Uma questão importante é a APNÉIA obstrutiva do sono que influencia diretamente na qualidade do mesmo. A apneia pode ser causada por problemas mandibulares como má posição da mandíbula e da ATM gerando uma alteração na posição de repouso da mesma e influenciando a passagem de ar para os pulmões. Problemas como a atresia da maxila ou mandíbula retraída pode afetar a posição da língua levando a apneia e respiração bucal e consequentemente a problemas do SONO.

O SONO, como falamos pode gerar maior susceptibilidade a dores crônicas e etc. O próprio bruxismo é um distúrbio do SONO e que traz influências negativas.

Diante do exposto devemos ter em mente que a ODONTOLOGIA desde a primeira infância, seja no aleitamento materno, passando pela alimentação adequada, depois por tratamento ORTOPÉDICOS que estabelecem a normalidade das arcadas e potencializam a função respiratória, gerando crianças, jovens e futuros adultos saudáveis, são fundamentais.

Cabe ressaltar que no adulto e na população idosa a Odontologia de ponta pode reestabelecer e o aperfeiçoar a saúde do sistema estomatognático e dos sistemas adjacentes (MUSCULAR, NERVOSO, RESPIRATÓRIO, ARTICULAR, POSTURAL). Este trabalho pode ser executado por meio de tratamento neuro oclusal, por tratamento ortopédico e por reabilitações que devolvam a mandíbula a sua posição de normalidade de máximo equilíbrio, estabilizando um quadro de saúde do ponto de vista do sistema oral.

Viu só como a Odontologia está diretamente ligada ao sono?

Se você sofre de apneia, de ATM, ou alguém da sua família sofre com alguns desses problemas, entre em contato conosco o mais rápido possível!

Nós podemos te ajudar!

Temos uma equipe especializada neste assunto para melhor atende-lo.

Conte conosco! Conte com a OdontoLike!

Até o próximo artigo!