Por que minhas gengivas estão se retraindo?

Se você sente pontadas dolorosas ao escovar os dentes ou dor de dente ao ingerir alimentos quentes ou frios, pode ser que as raízes dos seus dentes estejam expostas. As raízes dos dentes são constituídas por nervos e fixam os dentes na gengiva, no maxilar e na mandíbula. Consequentemente, se a raiz de algum dente estiver exposta, pode resultar em sensibilidade dentária e sérios problemas de saúde bucal.

Veja a seguir algumas causas e sintomas que podem explicar a dor na raiz do dente e como seu dentista pode ajudá-lo a se sentir melhor novamente.

As raízes dos dentes

A raiz do dente é composta pela polpa sensorial e a dentina, que são cobertas por uma substância chamada cemento. Quando as raízes dos dentes perdem a proteção da gengiva, ficam expostas ao conteúdo bucal, como bactérias, placa, ácidos e também a temperaturas extremas, provocando sensibilidade dentinária (Temos um artigo somente sobre isso). Além disso, o cemento não é tão resistente quanto o esmalte que reveste os dentes acima da margem gengival e, por isso, pode deteriorar-se ou desgastar-se rapidamente com a escovação. Como resultado, os dentes podem ficar mais sensíveis e menos estáveis.

O que causa a exposição das raízes dentárias?

A doença gengival é a principal causa de exposição das raízes dos dentes, mas qualquer problema que provoca a retração da gengiva pode ter o mesmo efeito. A escovação excessiva com uma escova dental de cerdas duras também prejudica a gengiva e expõe a raiz do dente. Outras possíveis causas de exposição das raízes dentárias incluem tabagismo e uso de tabaco, dentes desalinhados e bruxismo. Por fim, o tratamento ortodôntico pode algumas vezes expor as raízes dos dentes.

Sintomas da exposição das raízes dentárias:

A sensibilidade dentinária frequentemente é o primeiro sintoma observado quando as raízes dos dentes estão expostas. Pontadas e dores podem ocorrer a qualquer momento, mas os principais desencadeadores desses sintomas são alimentos e bebidas doces, ácidos, quentes ou frios. Outros sinais que você pode observar são a aparência mais alongada dos dentes ou a exposição das raízes na base dos dentes. Os sintomas menos evidentes de raiz dentária exposta são vermelhidão, inchaço ou sangramento da gengiva, que são sinais de doença gengival. Nos casos graves de doença gengival, a gengiva se retrai, expondo as raízes dos dentes.

Tratamentos para a exposição das raízes dentárias:

O tratamento da sensibilidade pode começar durante a rotina diária de cuidados bucais. Escove os dentes com um creme dental para dentes sensíveis. Use uma escova dental de cerdas macias e faça movimentos circulares durante a escovação, evitando pressionar com muita força. Pare de fumar, pois o tabaco tem um efeito irritante na gengiva que contribui para a sensibilidade.

Além disso, fale com seu dentista sobre o problema. Ele pode aplicar agentes dessensibilizantes ou flúor em gel na área sensível, tratar qualquer doença gengival e, em casos mais graves de exposição das raízes dentárias, recomendar um cirurgião dentista para fazer um enxerto gengival para cobrir a área exposta. Um protetor bucal pode ajudar a evitar danos futuros do bruxismo noturno.

O que acontece com as raízes dentárias expostas não tratadas?

Se uma raiz dentária exposta não for tratada, o problema não se resolve espontaneamente. Se a doença gengival continua, o problema causado por ela só piora, resultando em periodontite e, possivelmente, perda óssea no maxilar e na mandíbula. Se os maus hábitos de escovação dentária não mudarem, mais dentes terão sua raiz exposta e a sensibilidade pode aumentar.

A exposição das raízes dentárias é definitivamente um problema sobre o qual você deve conversar com seu dentista. Tratar esse problema ajuda a reduzir a sensibilidade dentária e prolonga a vida dos dentes. Você poderá desfrutar de seus alimentos e bebidas favoritos sem a sensação de pontadas dolorosas e seus dentes e gengiva voltarão a ser saudáveis.

Retração gengival – como prevenir?

A prevenção da doença vem com um conjunto de medidas de modo a evitar a retração gengival. Estas medidas passam, sobretudo, pela adoção de hábitos de higiene oral adequados, ou seja, efetuar uma correta escovação dos dentes, complementada pelo uso de fio dentário e visitas regulares ao dentista.

Podemos enumerar as seguintes formas de prevenção da retração gengival:

  • Escovar os dentes e utilizar o fio dentário de forma correta. Uma boa escovação e o uso do fio dentário são fundamentais para manter uma boa saúde dental.
  • Escovar sempre os dentes antes de se deitar, mesmo que já os tenha escovado após as refeições.
  • Utilizar enxaguante bucais com agentes antimicrobianos ou antissépticos para controle das bactérias.
  • Efetuar limpezas e exames regulares ao dentista.
  • Evitar ingerir alimentos e bebidas açucaradas, especialmente se não tiver a oportunidade de escovar os dentes de seguida.
  • Monitorizar o tempo e técnica de escovação dos dentes das crianças pequenas. Elas devem ser incentivadas a realizá-la sozinhas, mas muitas vezes precisam de ajuda no início para adquirir bons hábitos.
  • Evitar hábitos tabácicos (fumar), pois é bastante prejudicial para a gengiva, porque afeta a mucosa que reveste a gengiva, provocando a sua retração.
  • Evitar o uso de “piercings” orais.
  • Efetuar visitas regulares ao dentista sempre que verificar alterações na aparência das gengivas.

Caso perceba qualquer exposição visível da raiz de um ou mais dentes, procure de imediato um dentista.

Nós podemos te ajudar!

Marque agora mesmo uma avaliação conosco.

Ligue

11 2738-3106

E-mail

contato@odontolike.com.br