O sorriso de uma pessoa é seu principal cartão de visitas. Sendo assim, a saúde bucal deveria ser um dos primeiros cuidados pessoais que deveríamos aprender ainda na infância. Apesar disso, a perda dos dentes é um problema sério que ainda atinge muitas pessoas ao redor do mundo.

A ausência de um ou mais dentes prejudica significativamente a capacidade de mastigar e digerir os alimentos. Também pode gerar consequências sociais, psicológicas e emocionais que podem impactar a qualidade de vida, a autoimagem e a auto estima do indivíduo.

Todo mundo sabe quais são os cuidados básicos de higiene bucal, mas ainda sim queremos lembra-los:  Deve-seevitar o excesso de açúcar, escovar os dentes e usar o fio dental. Todavia, quando se trata de preservar a vida útil dos nossos dentes, ainda há mais algumas lições a aprender. Separamos aqui alguns dos principais detalhes sobre este assunto para te ajudar a entender como prevenir a perda dos seus dentes!

Vamos lá!

Embora a perda dos dentes esteja mais associada aos idosos, o problema da ausência dental pode atingir pessoas de todas as idades. As razões são variadas, vamos entender quais são:

1. Higienização precária:

A má higienização bucal, que nada mais é do que a falta de escovação regular e o uso irregular do fio dental, podem ser uma das principais causas de cárie dentária. Esse tipo de lesão provoca verdadeiros buracos que enfraquecem as raízes dos dentes e fazem com que elas caiam.

2. Periodontite:

Essa é a principal causa de perda dos dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes.

À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos. Normalmente, a doença da gengiva é indolor, portanto, difícil de diagnosticar. Os sintomas iniciais do problema incluem inchaço, vermelhidão, sangramento na gengiva e desconforto durante a escovação.

3. O Excesso de açúcar:

A perda dos dentes também pode ocorrer por causa da alta ingestão de açúcar, o que favorece a cárie dentária e o enfraquecimento do revestimento de esmalte na região. Certos alimentos ácidos, como picles e frutas cítricas, também podem causar erosão dos dentes, se consumidos em excesso.

3. As substâncias químicas:

O uso de certas drogas pode desencadear a liberação de ácidos no corpo, o que afetam a saúde bucal e causam a perda dos dentes. Alguns medicamentos usados no controle da pressão arterial também podem acelerar a queda dentária.

5. Doenças e acidentes:

Alguns tratamentos, como quimioterapia, radioterapia e medicamentos imunossupressores, enfraquecem o sistema imunológico. Com isso, podem aumentar o risco de infecções dentárias e, consequentemente, a necessidade de extração.

Além disso, condições sistêmicas, como doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, infecção por HIV, desnutrição e imunossupressão, estão associadas a formas de periodontite que frequentemente resultam em perda dentária.

A perda do dente também pode ser causada por lesões, devido a quedas acidentais ou durante a prática de esportes.

6. Dificuldades de acesso e de tratamentos:

Algumas pessoas têm que adiar ou renunciar a consultas e procedimentos odontológicos, incluindo limpezas regulares, por falta de condições financeiras.  Entretanto, prolongar ou eliminar o atendimento aumenta as chances de o paciente desenvolver problemas sérios e, por conta disso, ter gastos maiores com reparos. Felizmente, hoje já é possível contar com planos odontológicos mais acessíveis, como os que apresentamos para nossos clientes.

A perda dentária é mais frequente em pessoas acima dos 35 anos de idade. No entanto, indivíduos mais jovens também podem sofrer com esse mal.

7. Quais os fatores de risco mais comuns?

Alguns dos fatores de risco mais comuns para a perda dos dentes são:

• sexo masculino
  • hábito de fumar
  • falta de atendimento odontológico profissional
  • uso dos dentes como ferramentas
  • higiene bucal precária
  • bruxismo
  • problemas de saúde, como diabetes e artrite reumatoide
  • idade avançada
  • histórico familiar

Quais são as consequências?

Há pessoas que não se importam com a estética, mas há vários problemas de perder um ou mais dentes os quais afetam outros aspectos da vida de uma pessoa.

Quando um ou mais dentes estiverem faltando, se a situação não for tratada rapidamente, os dentes próximos gradualmente vão se movimentar na tentativa de fechar a lacuna.

Esses movimentos naturais causam uma série de problemas que agravam a situação inicial. Isso, porque os dentes tortos criam novos espaços entre os demais, onde a comida pode ficar presa e se acumular. Tais espaços tornam-se suscetíveis à penetração de bactérias causadoras de cáries e a doenças da gengiva, que, em longo prazo, podem levar à perda óssea.

Mastigar com menos dentes ainda aumenta a carga de trabalho dos demais dentes e pode levar ao desgaste prematuro. A perda da estrutura óssea, tanto na boca quanto na face, é outra sequela, e a flacidez dos tecidos de suporte facial é um sinal de envelhecimento precoce.

Felizmente, existem soluções para a substituição de dentes perdidos. Elas ajudam a restaurar um sorriso esteticamente agradável e funcional e proporcionam ao rosto uma aparência mais jovem. Todos esses tratamentos exigem avaliação prévia e aprofundada, feita por profissionais qualificados.

Qual é o tratamento?

O dentista e o paciente devem conversar e decidirem juntos qual é a melhor decisão a ser tomada.

Existem várias possibilidades de substituir os dentes perdidos que é possível com os seguintes procedimentos:

• próteses parciais, que preenchem os espaços criados pela ausência de dentes e impedem que os dentes remanescentes se movimentem. Para quem perdeu a maioria ou todos os dentes, o recomendado é usar próteses totais ou completas.
  • pontes dentárias, que preenchem as lacunas com dentes falsos.
  • implantes dentários, que são raízes dentárias artificiais anexadas à mandíbula para garantir dentes de substituição, ponte ou dentadura. São usados principalmente após a extração de estruturas dentais danificadas.

Há variadas soluções disponíveis, incluindo alternativas que proporcionam bem-estar em longo prazo. A melhor coisa a fazer nesses casos é visitar um dentista de confiança para conversar e descobrir qual é a opção certa para você, por isso fizemos este artigo para te ajudar e te encorajar a buscar a renovação do seu sorriso.

Venha até nós, estamos prontos para te oferecer um sorriso novo!