Lentes de Contato em Porcelana– Esta é a solução estética que virou moda nos consultórios odontológicos! A técnica atual que promete conquistar a perfeição dental de forma rápida e segura. 

A odontologia estética não para de evoluir e inovar, aqui estamos falando das lentes de contato dental em porcelana, mas a cada dia mais métodos e tecnologias são criados para melhor atender as necessidades e exigências. Hoje em dia a exigência estética mudou, as pessoas procuram o um sorriso perfeito, se preocupam com a estética, querem chegar à perfeição, obter uma harmonia facial entre dente, gengiva e rosto, trazendo assim jovialidade, equilíbrio e satisfação pessoal para o paciente. O que há de mais atual na odontologia estética são as lentes de contato dentais em porcelana, que são lâminas ultrafinas confeccionadas em porcelana que serão coladas sobre os dentes, diferentemente das facetas de porcelana, as lentes de contato em porcelana, exigem mínimo desgaste do dente, às vezes, dependendo do caso esta técnica não requer nenhum desgaste dos elementos dentais, se tornando assim uma técnica simples, rápida e de extrema eficácia. Ela recebe este nome por lembrar uma lente de contato para os olhos, bem fina e que recobre uma superfície já existente, no caso o dente.

O grande diferencial das lentes de contato em porcelana em relação às facetas de porcelana ou coroas totais, é sua espessura de 0,2 mm, esta fina peça de cerâmica será colada sobre o dente com um material resinoso dando mais resistência a mesma. As lentes de contato são indicadas para quem quer corrigir imperfeições no sorriso, mudar a sua forma, buscando um sorriso mais harmônico, uniforme e belo, corrigindo alterações, como manchas, pequenas fraturas, fechamento de espaço entre os dentes e aumento de dentes pequenos e/ou curtos, neste caso dando a mesma translucidez de um dente natural. As vantagens das lentes de contato em porcelana são estabilidade de cor, não mancham nem escurecem e a resistência do material, por mais que seja ultra fina, depois que colado ao dente com o cimento resino adequado ela se torna resistente.

Para a confecção destas lâminas ultra finas denominadas de lente de contato em porcelana, primeiramente o dentista irá avaliar a vontade do paciente, o que deseja mudar e o que o incomoda para juntos obterem um resultado acima da expectativa, que proporcione uma harmonia. Após esta avaliação, poderá ser feito um enceramento dos seus dentes a partir das mudanças desejadas; em um modelo de gesso, será feito em cera a previsão do seu tratamento, assim você saberá qual será o resultado final, sendo aprovado passamos para a etapa de preparo mínimo do dente caso haja necessidade, em seguida, será realizada a moldagem dos seus dentes, com este modelo o técnico de prótese irá esculpir as suas lentes de contato em porcelana, estando prontas elas serão cimentadas (coladas) com material biocompatível na sua boca.

Com a tecnologia em nossas mãos somos capazes de executar trabalhos brilhantes, previsíveis e duradouros, basta uma minuciosa avaliação, um diagnóstico correto e profissionais habilitados. Quanto tempo dura a lente de contato em porcelana? Há relatos nas pesquisas que afirmam que a duração é de até 20 anos. O tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente. Ou seja, não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higienização oral adequada e seguir com hábitos ruins.

Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente, porque apesar de serem feitas com material resistente, a cooperação do paciente é imprescindível. Principais cuidados para conservação das lentes de contato: A boa higienização oral é mais do que obrigatória durante qualquer tratamento. E claro, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar depois da colocação das lentes. É preciso evitar o mau hábito de roer as unhas, além de não usar os dentes para morder ou tentar abrir objetos, por exemplo. É bom redobrar os cuidados em pacientes com hábitos para funcionais, como o bruxismo, com o uso de um dispositivo de proteção dos dentes, como as placas de relaxamento ou aplicação da toxina botulínica. As lentes de contato em porcelana precisam de consultas de retorno? Assim como qualquer procedimento odontológico, as lentes de contato em porcelana necessitam do acompanhamento de um profissional depois de feita. Se não houver alguma intercorrência, como fraturas ou deslocamentos das lentes, essa revisão pode ser feita de seis em seis meses ou uma vez ao ano, durante as visitas periódicas ao dentista.

É sempre importante observar se as lentes de contato estão corretas e se não teve alguma irregularidade. Então, ninguém melhor do que o profissional adequado para fazer essa avaliação. O que fazer se sua lente de contato em porcelana danificar: As lentes de contato de porcelana não podem ser reparadas pelo dentista caso lasque ou quebre. Isso significa que caso necessite trocar as lentes é preciso refazê-las, confeccionando novas lentes. Ou seja, todo o cuidado é pouco quando se fala desse procedimento estético. Fique de olho e não deixe de praticar as recomendações para que suas lentes durem por muito tempo.  Corra atrás do seu sorriso tão sonhado, ele traz autoconfiança e abre novas portas na sua vida pessoal e profissional.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Odontolike.com.br