Ter um sorriso mais branco vai muito além da estética. Para muitos, ter um sorriso mais bonito, traz mais autoconfiança, aumenta a autoestima e ainda valoriza a apresentação pessoal.

Hoje, existem vários tipos de clareamento dentário para conquistar o tão sonhado sorriso branco, incluindo o caseiro.

Mas, será que o clareamento dental caseiro funciona? No post a seguir, você vai entender mais sobre esse procedimento, os cuidados durante o procedimento e saber se ele realmente traz bons resultados.

Entenda como funciona o clareamento caseiro:

O clareamento caseiro, como o próprio nome já diz, é a aplicação feita em casa e pelo próprio paciente em uma moldeira personalizada por um especialista. Sendo assim, o ideal é conversar com o seu dentista de confiança para que juntos definam com o melhor jeito de realizar o branqueamento dos dentes.

Quando o clareamento dentário é feito em casa, temos diferentes tipos de substâncias utilizadas a fim de se obter o peróxido de hidrogênio. Podemos utilizar essa própria substância já pronta, mas com concentrações bem menores, que variam de 6 a 9,5%, com período de aplicação de 30 a 45 minutos apenas. Mas também pode-se utilizar precursores do peróxido de hidrogênio, que o liberam em menor quantidade ao longo do tempo de uso no clareamento dentário. Os precursores são chamados peróxido de carbamida e perborato de sódio.

É muito importante que o paciente procure um dentista de confiança para que, juntos, cheguem a uma conclusão sobre qual o tipo de clareamento que trará mais resultados, e que também seja cômodo para o paciente.

Caso o clareamento caseiro seja a melhor opção para você, o procedimento inicial é fazer uma checagem na boca do paciente. Se houver cáries, necessidade de um tratamento de canal, ou refazer alguma parte do dente que esteja quebrada, o profissional vai indicar o tratamento prévio desses problemas para, em seguida, começar o clareamento.

Primeiramente, é feita uma moldagem dos dentes para que uma moldeira seja produzida exatamente no formato da boca de quem vai usá-la. Essa peça tem o tamanho dos dentes, para que o produto entre em contato somente com eles, evitando tocar na gengiva.

Moldeira pronta, é hora de pegar o produto. O profissional vai entregar ao paciente uma bisnaga com o gel clareador, que deve ser passado na moldeira e encaixado nos dentes. A quantidade de horas diárias de uso deve ser estipulada pelo profissional. Normalmente, dorme-se com a moldeira, e o produto é retirado no dia seguinte, mas é preciso avaliar cada caso.

Durante o processo, o paciente deve fazer algumas visitas ao dentista, a fim de que ele avalie o progresso e determine por quantos dias o gel ainda deve ser usado. Esse acompanhamento é muito importante para evitar manchas ou que o tom do dente acabe tendo um resultado exagerado.

Quais são os cuidados durante o tratamento?

Apesar de os graus de sensibilidade variarem muito entre as pessoas, é preciso saber que o produto utilizado para deixar os dentes mais brancos também pode deixá-los mais sensíveis. Mas isso normalmente acontece somente durante o tratamento.

É comum sentir mais sensibilidade ao ingerir alimentos muito quentes ou gelados, assim como ficar com alguns dentes doloridos. Caso o incômodo seja muito grande, procure o dentista para que ele possa trocar o método.

Evite comidas e bebidas com corantes, como:

Vinho, café, molho de tomate, refrigerantes com corantes e chás, eles devem ser evitados enquanto você estiver fazendo o clareamento dental. Como os dentes ficam mais sensíveis, o pigmento pode penetrar neles e causar manchas ou não atingir o grau de brancura esperado.

Esqueça o cigarro:

O cigarro é um grande inimigo dos dentes brancos e deve ser evitado principalmente durante o tratamento de clareamento. Podem surgir novas manchas que atrapalham o resultado, podendo até piorar a condição dos dentes.

Faça a higiene bucal logo após as refeições:

Essa também é uma dica que serve para todas as pessoas e faz parte dos hábitos para uma boa saúde bucal, mas durante o clareamento é preciso atenção especial. Ao demorar muito tempo para fazer a escovação, pigmentos dos alimentos podem penetrar no esmalte. Como os poros do dente estão mais abertos por conta do produto, é possível que apareçam novas manchas, comprometendo o resultado.

Se realizar o acompanhamento e seguir todas as recomendações, o resultado do clareamento pode permanecer por até um ano. Portanto, o clareamento dental caseiro funciona, sim, e é uma ótima maneira de deixar o sorriso mais bonito!

Agora que você já sabe que o clareamento dental caseiro funciona, que tal agendar uma consulta conosco e deixar seu sorriso ainda mais lindo?

Nossa equipe está esperando por você.

Venha ter um sorriso mais bonito, vem conhecer a Odontolike!

www.odontolike.com.br