Saiba tudo aqui:

Para que serve a saliva? A saliva tem papel importante no equilíbrio do corpo e possui muitas funções. Uma delas é o auxílio da digestão. Além de ajudar na formação do bolo alimentar, a secreção é composta por enzimas que provocam a degradação do amido (carboidrato), dando início ao processo digestório. A saliva também contém um antiácido que protege a mucosa bucal, bem como anticorpos que evitam a entrada de bactérias no organismo e ainda mantêm lubrificados os dentes e as gengivas. Para quem usa prótese, ela atua como fator de retenção.

Por que a boca fica seca?

A boca seca tem muitas causas, mas as principais são efeitos colaterais de medicações de uso contínuo e a respiração pela boca, comum em quem tem dificuldade de inspirar e expirar pelo nariz.

Além disso, a radioterapia ou a quimioterapia para câncer de boca se destacam, já que afetam as glândulas produtoras da saliva.

Veja a seguir as possíveis origens dessa queixa:

-Alterações emocionais (ansiedade e depressão)

-Doenças crônicas (diabetes, hipertensão etc.)

– HIV

-Medicamentos (alguns hipertensivos, diuréticos, antialérgicos, ansiolíticos etc.)

-Número variado de medicamentos (fármacos diferentes usados ao mesmo tempo)

-Deficiências vitamínicas

-Tabagismo, Doenças autoimunes (Síndrome de Sjögren; artrite reumatoide e lúpus)

Quem está mais suscetível ao problema?

A xerostomia é mais comum entre os idosos, especialmente porque, com o envelhecimento, ocorrem modificações naturais na cavidade oral.

Além disso, esses indivíduos geralmente integram o grupo dos que fazem uso contínuo e combinado de muitos fármacos.

Pessoas que respiram pela boca e pacientes que estejam sob tratamento radioterápico, igualmente, precisam ficar atentos.

Como saber se você tem boca seca?

Embora pareça fácil identificar essa condição, muitas pessoas não percebem a redução da saliva e estima-se que, até chegar ao dentista, podem ter perdido metade de sua produção salivar.

Os sinais que você pode observar são:

-Sensação de secura ou dor de garganta

-Lábios ressecados ou rachados

-Pequenas lesões na mucosa da boca

-Língua seca, vermelha e dolorosa

-Saliva pegajosa, grossa ou espumosa

-Pele rachada nos cantos da boca

-Mau hálito

-Dificuldade para falar

-Sensação de paladar alterado

-Dificuldade para engolir alimentos, especialmente os secos

-Infecção fúngica na boca, como candidíase

-Aumento da placa bacteriana, cáries e gengivite

-Dificuldade para mastigar e engolir;

-Desnutrição, especialmente entre os idosos.

Quais são as consequências da falta de saliva?

Além do prejuízo das funções digestiva, protetora contra doenças [locais e do corpo todo], e facilitadora do sistema da fala, o ressecamento da boca, a depender de sua gravidade, leva ao desconforto social.

É comum que ocorram alterações no hálito, na forma de falar e até comer, condições que fazem que a pessoa evite o convívio com amigos e parentes, levando-a ao isolamento.

Procure ajuda especializada:

Pessoas que convivem com problemas crônicos e fazem uso contínuo de medicamentos, já a partir do diagnóstico de suas respectivas doenças, devem ser orientados a procurar um dentista para avaliação e acompanhamento periódico.

Isso porque o tratamento da boca seca é mais eficaz quando feito de forma integrada.

As visitas ao dentista devem ser regulares e menos espaçadas, especialmente na idade madura. Todo cirurgião dentista é capaz de identificar o problema e fazer o diagnóstico.

A consulta

Para definir o diagnóstico, o dentista fará o levantamento do histórico pessoal do paciente, o que inclui informações médicas e sociopsicológicas, e ainda fará o exame clínico, examinando a cavidade oral, o que inclui a prática de técnicas específicas, como a massagem das glândulas salivares.

Exames complementares podem ser solicitados, e incluem a sialometria, que mede o volume de saliva em determinado período de tempo, ou mesmo testes sanguíneos que possam mostrar alguma deficiência vitamínica ou a presença do diabetes, por exemplo.

Caso haja suspeita de doença autoimune, o dentista também poderá sugerir uma biópsia.

Como tratar a boca seca?

Não existe cura para a xerostomia, mas a depender da gravidade e da causa dela, os tratamentos são variados e ajudam a aliviar o desconforto. Casos simples se resolvem com a melhora na hidratação. Se a origem da queixa for o diabetes, por exemplo, a estratégia será tratar a doença de base com um endocrinologista, com o apoio do dentista.

Para algumas pessoas, mudanças na dieta também serão úteis, e o auxílio de um nutricionista pode acelerar a adoção de hábitos mais saudáveis que abram espaço para o consumo de alimentos estimulantes da mastigação, como a maçã e a carne. Até o consumo de balas e gomas de mascar sem açúcar podem ser uma opção, desde que haja monitoramento especializado. A recomendação só não vale para os idosos, dado o risco de engasgos e porque podem usar próteses.

Quando o tratamento é medicamentoso, ele visa estimular a glândula salivar. Repositores de saliva são a opção disponível. Eles criam uma “saliva artificial” que traz alívio.

Já existem até alguns laboratórios especializados em pacientes com xerostomia, que manipulam esse tipo de medicamento na forma de spray, saliva artificial e cremes dentais que garantem umidade, e a sua manutenção, por períodos prolongados.

Dá para prevenir a boca seca?

Não há muitas formas de prevenção da boca seca porque ela tem causas variadas. Contudo, você pode adotar as seguintes estratégias para aliviar o desconforto e prevenir infecções ou doenças bucais ou sistêmicas.

-Faça visitas regulares ao dentista. Se você for idoso, reduza o espaço entre uma consulta e outra;

-Capriche na higiene bucal e não descuide do uso do fio dental;

-Acostume-se a escovar a língua;

-Mantenha-se hidratado. A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas a sugestão é consumir cerca de 2,5 litros de água ao dia;

-Aumente a frequência da mastigação com a ajuda de gomas de mascar sem açúcar. Contudo, essa providência não é indicada a idosos ou quem faz uso de próteses;

-Evite fumar;

-Reduza o consumo de cafeína e álcool;

-Use bálsamo labial.

Se você estiver sofrendo com algum desses desconforto como os relatados nesta matéria, procure ajude o mais rápido possível.

A OdontoLike conta com uma equipe especializada e preparada para melhor atende-lo e esclarecer todas as suas dúvidas!

Conte conosco!

Conte com a OdontoLike!