Suas fases e tratamentos:

A cárie é a principal causa de deterioração dental. O problema é causado por bactérias que, naturalmente habitam o meio bucal, mas que por um desequilíbrio ou falta de higienização bucal adequada, destroem lentamente o esmalte e a dentina.

O ideal é atuar o quanto antes ao localizar uma cárie de modo a evitar que ela fique profunda, podendo necessitar tratamento de canal, ou mesmo avançar para a realização de um implante dentário.

Por isso fizemos este artigo para vocês!

Para esclarecer eventuais dúvidas!

Após ler este artigo, você vai ficar sabendo tudo sobre a cárie, quais suas fases e tratamentos.

Nos acompanhe até o final!

O que é a cárie?

Veja como ela pode te levar a perder um dente:

As bactérias responsáveis pela cárie dentária são do tipo Streptococcus Mutan. Elas estão naturalmente presentes na boca, porém, existem condições que geram desequilíbrio e essas bactérias passam a ser prejudiciais para a saúde bucal.

A principal condição é a falta de higienização bucal adequada. Escovação insuficiente e deixar de usar fio dental faz com que partículas alimentares fiquem aderidas no esmalte próximo à gengiva e entre os dentes, formando placas e tártaro, especialmente alimentos ricos em açúcar.

As bactérias se proliferam na placa e no tártaro, e o resultado é que, pouco a pouco, ocorre uma desmineralização do esmalte dentário, surgindo manchas brancas e opacas.

O tratamento da cárie depende do estágio em que se encontra o problema. A cárie, sem tratamento, costuma passar por 6 fases, que vão desde o surgimento manchas brancas até a perda do dente.

Fases da cárie dental:
1 – Mancha branca e opaca no dente, que é o primeiro sinal de desmineralização do esmalte – Cárie no dente início.
2 – Mancha escura, indicando a deterioração do esmalte
3 – Cárie profunda, que é quando a deterioração atinge a dentina, a parte interna do dente. Nessa fase, a pessoa sente dor e sensibilidade
4 – Infecção chega à polpa dentária. Nessa fase a pessoa sente dores e sensibilidade com mais frequência.
5 – Abscesso e surgimento de pus
6 – Perda do dente

Tratamentos para cárie dental

Na fase inicial, em que a cárie se apresenta com uma mancha branca e opaca, o dentista orienta o paciente como dar mais ênfase a higiene oral, além de prescrever produtos compostos com flúor para tentar remineralizar ou paralisar a perda de minerais do esmalte dentário.

No consultório dispões de recursos com o mesmo intuito, que vai desde a aplicação de flúor direcionado ou até mesmo realizar um selamento do dente.

Nas fases 2 e 3, o tratamento consiste na preparação do dente (retirada do tecido cariado) e a realização de uma restauração para fechar o buraco da cárie e restaurar o formato do dente.

 

Muitas vezes o tratamento de canal é o único recurso para manter o dente

Quando a cárie é mais profunda e atinge a polpa dentária, significa que a infecção chegou à área vital do dente, e, portanto, esse tecido precisa ser removido.

O tratamento de canal é recurso mais indicado para os casos em que a polpa dentária está doente ou morta, por causa de cárie que permitiu a entrada de bactérias nessa região tão sensível que deveria estar protegida pelo esmalte e pela dentina.

 

Como é feito um tratamento de canal?

Passo a passo do tratamento de canal:

  • O local é cuidadosamente anestesiado para que o paciente não sinta desconforto durante o procedimento.
  • Em seguida o cirurgião dentista realiza uma abertura na coroa do dente para acessar a polpa dentária.
  • Através dessa abertura a polpa infectada é retirada, e os canais são cuidadosamente limpos e alargados com uma lima endodôntica muito fina.
  • Após a limpeza e preparo, a abertura do dente é fechada com uma restauração temporária para proteger a região até a próxima consulta.

Na última sessão do tratamento, é feito o preenchimento dos canais e da câmara pulpar, e colocada uma restauração definitiva ou instalação de uma coroa.

O preenchimento dos canais (obturação) é feito com pontas de Guta, mas quando há necessidade de reforço pode-se colocar pinos de metal ou pinos plásticos.

A quantidade de sessões até a finalização do tratamento varia de caso para caso, dependendo da extensão da lesão, do grau de comprometimento da polpa bem como da quantidade de canais e raízes do dente.

Se houver abcesso, o conteúdo é drenado e o tratamento para combater a infecção é mais cuidadoso.

 

Coroa dentária para reconstruir um dente deteriorado pela cárie

Os novos materiais e métodos de fabricação utilizados na produção de coroas nos permitem realizar peças muito mais parecidas com dentes naturais, tanto em resistência, como em beleza.

É o exemplo da coroa de porcelana 3D projetada em computador e fabricada em impressora 3D dental.

A coroa pode ser instalada sobre a raiz remanescente com canal tratado, ou então sobre implante dentário – quando o dente precisa ser extraído.

Importante saber que quando há a indicação de tratamento endodôntico (canal) o dente fica mais frágil internamente, dessa forma, para permitir que o dente ganhe estrutura, é realizado o núcleo intrarradicular, que pode ser metálico, de fibra de vidro ou mesmo de zircônia.

Nesse sentido, o tipo a ser utilizado, dependerá do caso. Dessa forma, o núcleo intrarradicular e a coroa dentaria, após um tratamento endodôntico, visam dar longevidade ao tratamento, e minimizar a chance de fratura.

 

E se o tratamento de canal não for mais possível? Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente?

O tempo que a cárie pode levar a perda de um dente é variável, pois depende de cada caso. Abaixo, um exemplo do avanço de uma cárie que culminou na perda de um dente – que já havia sido tratado nos canais – no período de 5 anos.

Então a ausência do dente, neste caso, só pode ser solucionada com a colocação de um implante dentário com uma coroa fixa.

 

Implante unitário para substituir o dente destruído pela cárie:

Na última fase da cárie, há uma grande destruição da coroa, mortificação da polpa, e quase sempre só restam as raízes (raiz residual). Neste caso, o dente não pode ser mais tratado e precisa ser extraído.

Mas na maioria dos casos, o implante dentário pode ser realizado no mesmo dia, desde que não tenha uma infecção no osso.

Após a colocação do implante, uma coroa provisória pode ser instalada na região que recebeu o implante dentário. Caso a perda dentária tenha sido na região anterior, ou seja, implante na parte mais visível da arcada, é possível instalar uma coroa provisória adesiva. Desse modo, o paciente não fica sem dente durante o tratamento.

Dessa forma, recomendamos que você trate sua cárie, independente da fase em que ela se encontra. Por isso, agende sua consulta e receba um plano de tratamento completo para restabelecer a saúde e a estética do seu sorriso. Primeiramente a consulta de rotina ao dentista, tem a função de cuidar de sua saúde bucal e atuar preventivamente. Nesta consulta, dessa forma, você poderá realizar sua profilaxia, e verificação de toda a arcada dental.

Conte conosco!

Entre em contato com a gente hoje mesmo e fale com nossa equipe de especialistas!

Até o próximo artigo!