Qualquer pessoa, mesmo as que têm o mais branco dos sorrisos ou o sorriso amarelo, sofrem de sensibilidade nos dentes de vez em quando. Seja por causa de um copo de água fria após o exercício ou um sorvete em um dia quente de verão, ninguém gosta dessa sensação de pontada em um dente quando algo frio bate do jeito errado. O alívio da sensibilidade nos dentes pode ser proporcionado de formas diferentes, mas primeiro, vamos conhecer algumas das causas dessa irritação.
Por que tanta sensibilidade?
Diversos fatores podem provocar a sensibilidade nos dentes. De acordo com aAssociação Americana de Odontologia (ADA), a sensibilidade dentinária pode ser causada por doença gengival, cárie, exposição da raiz do dente, desgaste de restaurações ou do esmalte do dente. Uma substância chamada dentina fica embaixo do esmalte e do cemento (as duas camadas que protegem a coroa acima da margem gengival e da raiz do dente), e quando essas camadas recuam, os túbulos microscópicos da dentina ficam expostos. Líquidos quentes e frios, por exemplo, podem alcançar os túbulos e as terminações nervosas dentro de um dente – produzindo aquela sensação penetrante incômoda que algumas pessoas conhecem muito bem.
Quais são as causas mais comuns?
Muitos de nós praticamos algumas ações diárias que causam sensibilidade dentinária, mesmo sem perceber. As causas mais comuns de dentes sensíveis são facilmente reconhecíveis. Escovar os dentes com muita força é uma delas: usar uma escova dental de cerdas duras ou aplicar muita força na escovação é uma maneira infalível de desgastar o esmalte que protege os nervos dos dentes. Diminua a força empregada e use uma escova dental com cerdas mais macias. Alimentos ácidos também podem irritar os dentes. Variedade é o tempero da vida, mas alimentos como molho de tomate, limão e laranja podem danificar os dentes, mesmo sendo agradáveis ao paladar.
Como tratar e prevenir a sensibilidade nos dentes?
Se você tem os dentes sensíveis e suspeita de uma dessas condições, a ADA recomenda que a primeira coisa a fazer é agendar uma consulta com seu dentista para identificar a causa. A partir daí, vários tipos de tratamento podem proporcionar alívio para os dentes sensíveis. Alguns deles são:
- Troque de creme dental. Passe a usar um creme dental dessensibilizante para tratar o nervo que está causando a dor no dente. O alívio pode ocorrer após várias aplicações.
- Escove os dentes corretamente. Além de usar a técnica de escovação adequada, utilize uma escova de dentes com cerdas macias para não desgastar o esmalte dos dentes e não causar retração da gengiva.
- Coroa e adesivo dental. O dentista pode optar por aplicar uma coroa ou um adesivo adicional a um dente sensível para combater a cárie ou o desgaste do esmalte.
- Tratamento de canal. Em geral, esse é o último recurso para casos mais graves de sensibilidade, quando os métodos convencionais de tratamento não são suficientes para aliviar a irritação.
A melhor maneira de tratar a sensibilidade dos dentes é cuidando da saúde bucal. Isso inclui escovação e uso do fio dental diariamente, agendamento de exames de rotina com seu dentista e uma dieta saudável e balanceada. A prevenção é o melhor remédio. Com a ajuda do seu dentista, você pode desenvolver bons hábitos de higiene bucal que certamente farão você sorrir.
Mas há ainda a hipersensibilidade dentinária, vamos saber um pouco sobre isso agora mesmo.
Que é hipersensibilidade dentinária?
A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, causando a sensibilidade.
Qual é a causa da hipersensibilidade dentinária?
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:
- Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada.
- Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina.
- Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis.
- Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três.
- Gengivite, que pode causar retração gengival.
- Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina.
Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.
Que devo fazer?
O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:
- Use uma escova de cerdas extra macias.
- Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival.
- Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade.
O dentista pode:
- Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente.
- Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário.
- Restaurar as áreas que perderam o esmalte.
No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.
Esperamos que este texto tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas a respeito de sensibilidade nos dentes.
Se restarem dúvidas ou se este problema tem te incomodado, nos procure, temos especialistas qualificados para melhor atende-lo.
Marque já uma avaliação.
Esperamos por você!
Ligue
11 2738-3106