Quando uma pessoa está sendo submetida a contenção ortodôntica, é comum que ela crie expectativas sobre quanto o tempo que esse tratamento irá durar. Isso porque a pessoa acaba ficando ansiosa pelo seu novo sorriso.
Por isso, muitos pacientes têm curiosidade sobre o aparelho de contenção ortodôntica e quando devem tirar esse dispositivo, que ajuda a manter um resultado após o uso de aparelhos dentários.
Neste texto, vamos mostrar para você, todas as características do aparelho de contenção ortodôntica e todos os cuidados necessários para essa fase do tratamento, que inclui alimentação, escovação e as consultas ao consultório odontológico. Confira!

O que é um aparelho de contenção ortodôntica?
O aparelho de contenção ortodôntica é um dispositivo que deve ser usado após o tratamento com um aparelho ortodôntico fixo. Ele é de grande importância para garantir os dentes permaneçam alinhados após o uso de aparelhos dentários.
Isso porque, após a retirada do aparelho fixo, é natural que os dentes aos poucos retornem às posições em que estavam antes do tratamento.
Quando não há nada que impeça dos dentes de retornarem ao seu posicionamento natural, eles acabam voltando a ficar desalinhados.
Sendo assim, para evitar isso e manter o resultado positivo conquistado com a realização do tratamento dentário, o organismo deverá ser reeducado para repor as fibras e esse processo não acontece de forma instantânea.
Portanto, o principal objetivo do uso do aparelho de contenção ortodôntica é garantir que os dentes permaneçam alinhados após a passagem do tempo.
É importante saber que não há como garantir em quais casos a ausência do uso do aparelho de contenção trará perda nos resultados do tratamento. Por isso, o seu uso geralmente é recomendado para todos os pacientes que retiram o aparelho fixo.

Quais os tipos de contenção fixa mais usados?
Os dois tipos de aparelhos de contenção ortodônticas mais usados são: o de contenção ortodôntica reta e o de contenção ortodôntica higiênica. Vamos mostrar as principais caracterizas de cada um.

-Aparelho de contenção reta:
Neste caso, é colocado um fio de aço de forma reta nos dois caninos, através de resina composta, que é a mesma usada nos bráquetes. Dessa forma, o arco desse aparelho ficará colado na parte posterior dos dentes.
Esse tipo de aparelho exige um grande cuidado com a higienização, pois os usuários devem fazer uso do fio dental de forma rígida.
Contudo, o lado bom do aparelho de contenção fixa é que, por ficar muito próximo aos dentes, ele acaba proporcionando mais conforto ao paciente.

-Contenção ortodôntica higiênica:
Esse modelo, bem como o primeiro, também é feito de aço, mas o seu formato é ondulado. Isso permite a realização da higiene bucal de forma mais fácil e facilita a utilização do fio dental.
A desvantagem desse tipo de aparelho é que sua produção é mais difícil. Por isso, nem todos os pacientes conseguem se adaptar com facilidade, que não é muito adaptável a todas as pessoas.
Além disso, esse dispositivo possui um formato que acaba retendo muito mais resíduos de comidas após a alimentação.

As principais diferenças entre o aparelho de contenção fixa e o móvel:
Apesar de terem a mesma função, os aparelhos de contenção ortodôntica fixo e móvel são muito diferentes entre si.
Ambos servem para conter a movimentação dos dentes após os tratamentos ortodônticos. Sendo assim, para entender quais as diferenças dos métodos, é importante conhecer a indicação de cada um.
O aparelho de contenção móvel é mais recomendado para o uso na região do arco superior da boca. Ele pode ser removido durante os períodos de alimentação e também quando o usuário estiver praticando esportes.
Já o aparelho de contenção fixa é mais indicado para o uso no arco inferior, que é uma área mais propícia à movimentação dos dentes após a retirada do aparelho ortodôntico fixo.

Cuidados a serem tomados na fase de contenção ortodôntica:
É importante explicar que só será possível saber os resultados quando retirar a contenção fixa. Se o usuário tomar os devidos cuidados com ela, provavelmente não terá problemas. Mas vale ressaltar que esse tipo de aparelho de contenção exige vários cuidados especiais.
Seguir as recomendações do dentista é o primeiro passo a se fazer. Com certeza o dentista irá passar os produtos certos a serem usados para a manutenção do aparelho, podendo até ajudar a diminuir o tempo de uso.
É importante pedir ao seu dentista uma lista com todos os procedimentos que ele recomenda para melhorar os cuidados com o aparelho.
Entretanto, podemos adiantar que os pacientes que usam contenção fixa devem evitar o consumo de alimentos muito duros. Isso porque, durante a mastigação, eles podem danificar o aparelho ou até deslocá-lo, causando danos à sua boca.
Nesses casos, é necessário que o paciente vá ao consultório dentário para que o aparelho seja recolocado.
Qualquer dúvida sobre este assunto, entre em contato com a gente!
Estamos aqui para te ajudar!
Temos uma equipe de especialistas pronta para melhor atende-lo.

Ligue:
11 2738-3106
E-mail
contato@odontolike.com.br